domingo, 26 de agosto de 2012

Dificuldade de aprendizagem pode ser um sinal de problemas de saúde

21/07/2012 06h11- Atualizado em 21/07/2012 06h17

Distúrbios de visão, audição e desnutrição afetam o desempenho escolar

 
Maria de Lourdes Cysneiros Professora (Foto: Divulgação)
Psicopedagoga Maria de Lourdes Morais
(Foto: Divulgação)
Crianças são curiosas e gostam de aprender coisas novas, porém, o prazer das descobertas pode ser abalado por deficiências visuais e auditivas, que muitas vezes pais e professores nem sabem que existem. A dificuldade de aprendizagem pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde, conforme explica a psicopedagoga Maria de Lourdes Cysneiros de Morais.

“Existem vários fatores intervenientes que podem afetar o processo ensino-aprendizagem, entre eles as causas orgânicas, como distúrbios de visão e audição. Os pais devem procurar ajuda especializada e levar a criança para ser atendida por uma equipe multidisciplinar, pois os familiares nem sempre percebem os problemas latentes, só os emergentes, ou seja, sabem que o filho vai mal na escola, mas não que ele pode ter algum problema de saúde”, ressalta a especialista, que tem mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente é tutora do curso de especialização em Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Ceará.

A escola também desempenha um papel importante na detecção de possíveis problemas de saúde que afetam o aprendizado da criança. “Os professores devem ficar atentos e investigar as causas de forma ampla, orientando os pais para que encaminhem os alunos para atendimento especializado”, diz Maria de Lourdes.

De acordo com a especialista, é possível identificar se a criança apresenta algum problema de visão das seguintes maneiras: pelo modo de agir (ela esfrega os olhos, tem sensibilidade à luz, pisca excessivamente, aperta os olhos...); pela queixa (a criança reclama que não enxerga bem, tem visão embaralhada, tonturas, dores de cabeça, náuseas...); pela observação (ela tem os olhos inflamados, vermelhos, lacrimejantes, estrabismo, terçóis...); e durante a leitura e a escrita (a criança segura o livro muito perto, perde o lugar da página ou para depois de certos períodos de leitura). “Os distúrbios mais comuns são miopia, hipermetropia, astigmatismo, estrabismo e daltonismo”, explica a psicopedagoga.

Já entre os sinais que podem indicar que a criança tem distúrbios auditivos estão ditados com muitos erros; ausência de reação a sons pouco intensos, fora do campo visual; pedidos para que se repitam palavras e instruções; irritabilidade; e dores de ouvido. “Percebemos nos jovens com problemas de audição um comportamento semelhante ao dos idosos que não ouvem bem. Eles parecem desligados, sem perceber o que está acontecendo ao redor”, diz Maria de Lourdes.

A alimentação também contribui para o bom desempenho escolar, por isso, a criança deve ser bem nutrida antes mesmo do nascimento, ressalta a especialista. “A gestante tem que fazer um acompanhamento nutricional, porque o déficit da mãe afeta o desenvolvimento do bebê. No pré-natal as gestantes já são orientadas para que tomem vitaminas, se necessário, e comam alimentos saudáveis”, explica.

Alunos com dificuldade de aprendizagem podem sofrer preconceito na sala e mesmo dentro de casa, mas o que eles precisam é de apoio e tratamento, como alerta a psicopedagoga por experiência própria.

“Meu filho tinha transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas nem sabíamos o que era isso há 35 anos. Fui chamada pela escola, por conta do comportamento indisciplinado dele, que se recusava a fazer os ditados, trocava letras e não parava quieto. Quando fizemos uma consulta com um neuropediatra, descobrimos o problema. Ele não queria fazer ditados porque tinha vergonha de que os colegas vissem que escrevia errado. Na época tivemos um grande apoio do colégio, que tinha um método alternativo de estudo: as crianças deviam escrever uma redação por dia, mas não havia a tradicional correção em vermelho que assustava os alunos. Assim meu filho se sentia à vontade para errar. Hoje ele é um homem bem-sucedido, casado e com uma filha. Pais e professores devem ficar sempre atentos para ajudar a criança, sem julgá-la, quando problemas como estes acontecem”, completa.
Fonte :http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/07/dificuldade-de-aprendizagem-pode-ser-um-sinal-de-problemas-de-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário