quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TDAH

O Neurofeedback é uma novidade no tratamento do TDAH

O neurofeedback é um treinamento que permite normalizar as alterações cerebrais típicas do TDAH - a hipofunção das áreas pré-frontais do córtex cerebral.

O cérebro funciona através de descargas elétricas, que são a base da comunicação entre os neurônios. Estas descargas elétricas podem ser amplificadas e decodificadas por aparelhos de EEG – eletroence-falografia. Um EEG permite identificar padrões de ondas cerebrais, dentre eles a freqüência das ondas, medidas em ciclos (pulsos) por segundo. Ondas pulsando entre 16 e 21 pulsos por segundo são consideradas ondas rápidas; abaixo de 8 pulsos pos segundo são consideradas ondas lentas.

A principal característica neurológica do TDAH é, então, um excesso de atividade de ondas lentas no córtex pré-frontal. O córtex pré-frontal é responsável pelas funções de controle voluntário da atenção, planejamento, julgamento e tomada de decisões, auto-controle, sensibilidade a conseqüências de longo prazo e controle motor fino.
(...) A partir da análise das pesquisas científicas já realizadas, o Neurofeedback para TDAH recebeu nota 4 em eficácia. Os resultados em geral mostram redução no excesso de frequências de ondas muito lentas e aumento das frequências mais rápidas, associado a melhora da capacidade de concentração em testes específicos e nas medidas gerais de inteligência, além de melhor desempenho acadêmico.

Outros resultados mostraram que crianças em tratamento simultâneo com Neurofeedback e Ritalina puderam reduzir ou parar completamente a medicação após 30 sessões. Em outro estudo, crianças foram tratadas com medicação ou neurofeedback e medicação. Apenas as crianças tratadas neurofeedback mantiveram os ganhos dos tratamentos após o encerramento de ambos. Veja a íntegra do material no site da AAPB.
Fonte> http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/tratamento/neurofeedback.html

Um comentário: