sábado, 18 de setembro de 2010

O LADO POSITIVO DO TDAH

A educação de uma criança é um desafio a todos os pais, pois não existe uma fórmula específica para se criar um filho. As necessidades são particulares a cada família e, principalmente a cada indivíduo. E, tratando-se de criar um filho com TDAH ou qualquer outro transtorno é uma tarefa ainda mais desafiadora, uma vez que, requer maior desempenho e compreensão.
As crianças portadoras de TDA / hiperatividade exigem de pais e educadores um maior monitoramento com relação ao planejamento e organização das atividades educacionais. Porém, muitas vezes pais, educadores e familiares têm de respirar fundo ao lidar com o processo de ensino-aprendizagem do TDAH.
Isto porque, na maioria dos casos, esses alunos dispersam-se facilmente; possuem dificuldade de memorização e de trabalhar dentro um tempo determinado. Contudo, há também o lado positivo do TDA/Hiperatividade, que segundo o psiquiatra norte-americano Edward Hallowell, autor de "Tendência à distração" corresponde ao fato de os TDAH's, em geral:

  • Demonstrarem ter pensamentos originais e idéias brilhantes;
  • Possuírem talentos criativos, que geralmente vêm à tona a partir do momento em que se trata o transtorno;
  • Tendem a adotar um jeito diferenciado de encarar a própria vida, pois quando controlado o transtorno a tendência é que se destaquem naquilo que fazem, saindo bem em diferentes áreas;
  • Possuem como características marcantes tanto a persistência quanto a flexibilidade;
  • Geralmente são extremamente afetivos e de comportamento generoso;
  • Altamente intuitivos;
  • E com frequência demonstram ter uma inteligência acima da média.
Em suma, ao se deparar com um portador de TDA/Hiperatividade dentro de sua casa, da escola ou no ambiente de trabalho, não apenas aponte o dedo para os "erros" fazendo um reforço negativo, busque colocar-se no lugar do outro e aplique o reforço positivo, ou seja, incentive e elogie o que é bom, pois mesmo sem TDAH somos imperfeitos. E, principalmente lembre-se: " Se é vital para o ser humano ter atenção, carinho e reconhecimento, é mortal ser ignorado."
Por Lívia Vasconcelos

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho de vocês! Cada um fazendo sua parte fazemos a diferença. Também tenho um blog sobre educação especial/inclusiva e temas da área (deficiências: auditiva, visual, intelectual, física, múltipla, autismo, asperger, s. Down, altas habilidades etc) Há indicações de filmes na área com exibição de trailler, livros digitalizados que você pode ler, links diversos, biblioteca digital, indicações de universidades no Brasil e Exterior, reportagens, notícias, livros e artigos científicos, legislação específica e vídeos do you tu be. Se tiver um tempinho conheça, participe e siga o Blog (www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com). Um grande abraço, Sílvia Ester

    ResponderExcluir