terça-feira, 5 de junho de 2012

Provas escolares devem ser feitas em sala separada

06/02/2012 - Senado
Provas escolares devem ser feitas em sala separada
Estudantes com TDAH devem assistir às aulas normalmente com colegas, mas precisam de algumas atenções especiais. Provas, por exemplo, habitualmente são feitas em sala separada, pois ver os colegas entregando a avaliação antes mesmo que ele comece a responder geralmente faz com que o aluno com TDAH entregue sua prova também, mas com tudo em branco.
 A diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra, diz que, em 2008, o ministério fez um grupo de trabalho com representantes da sociedade que elaborou diretrizes para ensino de alunos com TDAH e outros transtornos. O documento final foi encaminhado às secretarias de Educação de todo o país.
 — A orientação é garantir a todos o acesso à aprendizagem, sem estigmatizar ninguém e colocando as famílias dentro do processo, mas lembrando que questões clínicas cabem às políticas de saúde, e não à educação — adverte Martinha.
 A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, acrescenta que cada escola tem uma forma de atender.
 — A lei garante diferenciação na proposta pedagógica de cada instituição de ensino. Para quem tem TDAH, pode-se disponibilizar um "ledor" ou até alguém que escreva.
A escola pode pedir à família que envie acompanhante, já que muitas crianças assim sentem necessidade de sair de sala a cada 15 minutos — diz Amábile.
 Segundo ela, todas as escolas brasileiras têm condição de dar o suporte necessário aos alunos com TDAH. Não é o que pensa Luis Claudio Megiorin, coordenador da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos.
 — Muitas escolas dizem que fazem educação inclusiva, mas não têm especialistas, não têm assistência pedagógica, não investem nessa área. Outras vão levando de forma meio improvisada, no estilo "ok, deixa ele aí". Queremos inclusão de forma técnica, responsável — reivindica Megiorin.
Teste para identi- car indícios de TDAH em crianças
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Fonte:http://www12.senado.gov.br/​noticias/jornal/edicoes/2012/​02/07/​provas-escolares-devem-ser-feit​as-em-sala-separada

5 comentários:

  1. Deve-se ter muito cuidado com "métodos especiais" aplicados em alunos TDAH's...pois, quando chegar a sua maturidade, ou seja, no tempo de entrar no mercado de trabalho, ele não terá nenhum benefício extra por ser TDAH, e estará mal acostumado...

    O certo é os alunos aprenderem desde cedo que tem que se esforçar mais...

    Um bom método que até foi aplicado em mim, são aulas de reforço, daquelas professoras de fundo de quintal mesmo (1 vez por semana)... para que os alunos sejam estimulados a fazer o dever de casa e a estudar, caso os pais não possam fazer isso... Assim, ele poderá começar o ensino médio por contra própria.

    ResponderExcluir
  2. Blog muito legal! Parabéns pala divulgação de temas relacionado a TDAH e Dislexia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Paula Veiga estamos fazendo mais que nossa missão divulgar me sinto bem em compartilhar e conscientizar os familiares e os portadores, há 14 anos quando tive o diagnostico do meu filho não tinha quase informação sofremos muito mais hoje minha família sente vitorioso meu filho faz medicina ele sim foi o grande guerreiro.

      Excluir