domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto de lei Joaquim Haickel beneficia estudantes do Maranhão


02/03/2010 - 15h56
Waldirene Oliveira
Agência Assembleia

O deputado Joaquim Haickel (PMDB) deu entrada nesta terça-feira (2) em um projeto de lei na Assembleia Legislativa que dispõe sobre medidas para identificação e tratamento de dislexia na rede estadual de ensino. A proposta tem o objetivo de detectar precocemente o distúrbio para garantir o devido acompanhamento dos estudantes.


Pelo projeto, fica assegurada a realização de exames nos alunos matriculados no primeiro ano do ensino fundamental ou de qualquer série admitidos por transferência de outras escolas que não pertençam à rede pública estadual. “Apresentar esse projeto é até bastante prosaico. Eu sofro de uma das sem número de formas da dislexia, o que muitos pais e professores da minha época e antes da minha época achavam que era desatenção”, justificou o deputado, acrescentando que depois esse problema passou a ser uma síndrome, um distúrbio na infância.


Joaquim Haickel declarou ainda que a dislexia é uma dificuldade por vários motivos, da leitura, da escrita ou do entendimento do que foi dito, o que dificulta muito a vida dos jovens que são acometidos desse distúrbio. “Volto mais uma vez aqui a discorrer sobre um assunto que possivelmente será vetado pelo Governo do Estado. Volto mais uma vez, antecipadamente, a pedir aos meus pares que, em caso de veto, o governo do Estado mande um substitutivo, incluindo o disposto dessa lei, para que nós possamos votar aqui”, sugeriu ele.


O deputado acrescentou ainda que a Assembleia derrube o veto do Executivo se a proposta do projeto não for mantida, por considerar que o Poder Legislativo não pode ficar imobilizado no sentido de não poder propor melhorias de vida aos cidadãos. “Confio na sensibilidade do governo e gostaria também de contar com o apoio dos demais deputados”, concluiu.
Fonte:http://www.al.ma.gov.br/noticias.php?codigo1=17186

Nenhum comentário:

Postar um comentário