Um dia com TDAH é um espaço de informação e interação entre pais, professores e portadores. É uma forma de trocarmos experiências, entendermos e, principalmente, compartilhamos nossas experiências em prol de educação de qualidade e uma vida mais prática
sexta-feira, 30 de março de 2012
PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR
“No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra”
Drummond
PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR
Se o objeto de estudo da Psicopedagogia é a aprendizagem humana e ela esta inserida em todas as atividades de nossas vidas, ela não poderá ficar fora do contexto hospitalar, pois os períodos de internação podem ser breves ou longos e, quando o paciente recebe alta, muitas vezes, precisa aprender a aprender a lidar com novas situações na vida.
A Proposta da Psicopedagogia Hospitalar é
Ser o interlocutor, não só de crianças mas também de todos aqueles que passam por internações, sejam elas curta, média ou de longa duração, doenças crônicas e de pacientes terminais.SOLIDARIEDADE
Os psicopedagogos hospitalares, embasados na técnica e na prática, utilizam todo o seu conhecimento para criar um mundo onde as pessoas se preocupam umas com as outras.
EDUCAR E CUIDAR
Longos períodos de internação necessitam da intervenção do psicopedagogo, trabalhando a auto-estima e a reintegração em seu grupo social.
Psicopedagogo Hospitalar
É um intermediador, porque ela dá voz ao paciente, ensina, aprende, reaprende em um eterno movimento, pois viver é um aprendizado constante.
Aprendizagem
Se aprendizagem é mudança de comportamento, somos profissionais das mudanças e da vida.Psicopedagogo e a Instituição Hospitalar
Estamos sós no começo dessa trajetória na área hospitalar, mas, com nossa dedicação, aperfeiçoamento, determinação ousadia e coragem, conseguiremos, sem dúvida, romper mais um paradigma – O Psicopedagogo na Instituição Hospitalar
O FAZER DO PSICOPADAGOGO HOSPITALAR
Grupos de Relacionamento
Grupos de Escuta e Acolhimento
Atendimento Individualizado (ao adulto e ao idoso)
Grupo interdisciplinar e multidisciplinar com a equipe hospitalar
Grupo: “Trabalhando A reaprender A viver” (em casos de alta)
Grupos de histórias, músicas, pinturas, artes e outras atividades lúdicas que possam ser adequadas ao ambiente hospitalar.
A Psicopedagogia Hospitalar
Surge como uma terceira força da Psicopedagogia que se organiza a partir de várias áreas de educação e Saúde. Trabalhando com a Criança, o adolescente, o adulto e o idoso. Mas, jamais poderá ser exclusiva da Infância.
Como Psicopedagogo Hospitalar
É imprescindível compreender o corpo de uma estrutura hospitalar, por se tratar de uma área relativamente nova, onde a Instituição Hospitalar não saberá o que pedir ao Psicopedagogo e cabe a ele mostrar o que pode acrescentar em benefício do paciente e da Instituição.Articular...
O psicopedagogo irá por em ação um questionamento e reflexão de como se adaptar a este novo ambiente, provido de regras, normas, valores e função social, as quais o mesmo deverá se conscientizar de sua identidade profissional e delimitar até onde vai a sua atuação e a do outro profissional, realizando o devido encaminhamento quando se fizer necessário.O Psicopedagogo e o Trabalho em equipe
Junto a equipe multidisciplinar atuará de forma coesa e nunca isoladamente ou fragmentada, é importante que haja um espaço para que os conhecimentos de ambos profissionais envolvidos neste contexto sejam integrados a novas ideias, compartilhadas e resignificadas, conhecer o olhar de cada um contribuirá para reconhecer as dificuldades pessoais e institucionais para por em ação uma atitude sistêmica. princípios
Na área humana toda atuação deve estar pautada em princípios éticos e bioéticos estabelecidos.
São direitos do ser humano que, em nenhum momento podem ser transgredidos:
Direito a Privacidade
Direito ao Sigilo
Direito ao Consentimento informado
Direito à auto-estima.
PROF. MSC. GLACIENE JANUÁRIO HOTTIS LYRA-2010
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