terça-feira, 17 de agosto de 2010

E o papel da família?

Hoje vivemos em uma sociedade dinâmica, em que muitas coisas são possíveis de se resolver via internet, telefone e ,assim por diante...
Mas como criar filhos em um mundo tão globalizado, tão competitivo, principalmente, se esses filhos tiverem algum problema com a aprendizagem?
Dificuldades todos nós temos, isto já foi colocado neste blog e por muitos autores renomados, porém conviver e aceitar as dificuldades ou limitações alheias é uma outra história, mesmo que esse outro seja nosso filho.
O que pretendemos aqui é colocar a importância da motivação, da confiança, mas principalmente, do amor da família para o sucesso de quem possui o TDAH ou qualquer outro distúrbio que afete o processo de ensino-aprendizagem.
Primeiramente, é importante ressaltar que amor, motivação e confiança devem ser inteiramente dissociados de super proteção. O TDAH, a discalculia, a dislalia, dislexia, etc. não fazem do aluno o "coitadinho", o "menos inteligente". É preciso sim cobrar resultados, é preciso cobrar dedicação ao estudos, enfim, é preciso enxergar que é perfeitamente possível para esta criança ou adolescente estudar e conquistar seu espaço.
Contudo, o que não se pode fazer é esquecer que todos precisamos de afeto, de atenção e diálogo. A família é a base para o sucesso na vida de qualquer cidadão, portanto, se a criança ou adolescente sentir-se rejeitado ou menosprezado dentro de sua própria casa, em quem mais poderá confiar e pedir apoio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário