quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DISCUTINDO O TDAH NA ESCOLA


Hoje abrimos aqui mais um momento de reflexão ao discutir o TDAH. A escola é um lugar de interação, de inserção social, cultural e política mas, principalmente, assumi o papel de segundo lar, uma vez que, as crianças e adolescentes, muitas vezes, passam tanto tempo nela quanto em casa.
Mas será que a escola está preparada para receber a todos? Para fazer com que todos se sintam em "casa"? Infelizmente não.
Muitas escolas acabam, ainda hoje, criando uma segregação, uma diferenciação, uma barreira ao processo de ensino-aprendizagem quando se trata de alunos que apresentam problemas na aprendizagem.
Obviamente que é muito mais cômodo trabalhar com aquele aluno que não apresenta problemas para aprender, tira boas notas; comporta-se adequadamente em sala de aula do que aceitar o desafio de inserir o chamado "aluno problema" no mesmo contexto dos demais.
Deste modo, podemos perceber que o que falta mesmo é maior conhecimento por parte dos profissionais da educação sobre o defict de atenção, maior investimento em capacitação e uma discussão mais ampliada sobre a inclusão.
É importante ressaltar que educação é para todos e a escola tem a obrigação de oferta conhecimento.
Por Isabel Canêdo e Lívia Vasconcelos

2 comentários:

  1. Eu tive esse tipo de problema, tenho DDA. Eu era muito boa aluna em matemática, e péssima em história. A prof de matemática me adorava, a de história sempre queria me expulsar da sala rsrs
    Hoje sou engenheira, terminando mestrado.

    A gente é muito inteligente no que gosta, mas na escola não adianta falar sobre isso, todo aluno tem que se sair bem em tudo... minha mãe sempre ia conversar com a prof de história nos finais de ano, pra não me reprovar. Se não fosse minha mãe, eu não terminaria a escola na época certa, com 17 anos.

    Foi complicada essa minha época escolar...

    ResponderExcluir
  2. A falta de conhecimento das Escolas e capacitação dos professores tem afetado diretamente as crianças que passam por essas dificuldades...tenho presenciado isso frequentemente minha filha tem tdah e é complicado pra mim...a cada dia procuro saber mais para poder lutar pelos direitos dela....a escola tem falhado algumas vezes amanha ela realizara uma prova de hitoria no qual o aviso de provas ja havia sido mandado a uma semana atras...so que o problema é a professora deu conteudo um dia antes da prova...agora me expliquem como uma crianças com essas dificuldades ira reter esse conhecimento e transmiti-lo sem ter tido a chance tempo para melhores explicaçoes sobre o assunto dado.

    ResponderExcluir