terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Entrevista: Dr. Gustavo Teixeira Médico Psiquiatra Infantil

O ano letivo está começado e esse é um ano de grandes expectativas para muita gente, não é verdade? Carnaval já passou e o ano definitivamente começa. Professores, pais, alunos querem rever os amigos, conhecer gente nova, entre outros...
Ao mesmo tempo, esse é um período de grande sofrimento e que pode causar danos irreparáveis em certas pessoas. Estamos falado do aluno que sofre bullying. Conforme o Dr. Gustavo Teixeira nos disse em entrevista, seu filho poderá estar sofrendo muito nesse período, pois é um período em que a ansiedade aumenta muito e sintomas depressivos podem aparecer, por isso, aproveitamos esse momento para conversar com o Dr. Gustavo que nos deixou algumas dicas e esclareceu algumas dúvidas.

NMNL - Início de ano e casos de Bullying, infelizmente, vão se repetir. O que a escola e a família podem fazer,nesse período, para que essa situação seja ao menos amenizada?
GT - O primeiro passo é conhecer o problema. Por isso luto pela divulgação de material psicoeducativo para pais e professores. Precisamos conhecer o comportamento bullying, suas causas, características, consequencias. O segundo passo é realizar um verdadeiro casamento entre a escola e a família! Esse canal de comunicação entre escola e família deve existir sempre e será fundamental para trabalhar por um clima escolar positivo para alunos, professores, funcionários e pais de alunos!

NMNL - Como o aluno que sofre bullying se sente neste período antes de começar o ano letivo?
Dr. GT - A ansiedade aumenta muito, algumas crianças podem se mostrar resistentes para o retorno às aulas, sintomas depresivos podem aparecer também.

NMNL - Como evitar que esse jovem que sofre bullying não fique com traumas?
Dr. GT - Será necessário trabalhar para interromper essa violência! O comportamento bullying deve ser identificado e trabalhado para que não mais se repita.

NMNL - Na mídia os casos de bullying têm aparecido com mais freqüência. Tem aumentado os casos de bullying no Brasil? Existe alguma pesquisa?
Dr. GT - Não, os casos de bullying não estão aumentando. Desde a década de 1970, diversos estudos internacionais relatam a incidência do comportamento bullying em todo o mundo e existe uma flutuação normal desses indices. Acontece que hoje estamos mais atentos e mais habilidosos na identificação dos casos de bullying. Desta forma, identificamos com mais frequência.

No caso de cyberbullying, sim, existe um aumento assustador. Isso se deve ao fato que atualmente é muito fácil o acesso à câmeras de video, computador, internet. Essa nova linguagem de comunicação tem facilitado e aumentado os casos de bullying cibernético através de salas de bate papo virtual, fóruns de discussões, e-mails, videos, fotos, etc.

NMNL - O aluno que reclama para os coordenadores escolares ou para os pais que sofre bullying e, não recebe a atenção necessária, o que deve fazer?
Dr. GT - Busque ajuda e insista no diálogo com a coordenação escolar e com os pais ou responsáveis.

NMNL - Uma lei no estado americano doTenesse pretende liberar o bullying homofóbico quando a crítica for baseada em argumentos bíblicos. Como o senhor vê essa situação?
Dr. GT - Desconheço essa lei e acredito que dificilmente será oficializada. Na verdade, o governo federal dos Estados Unidos tem trabalhado muito no combate ao bullying, assim como os governos de diversos estados americanos que estão sancionando leis antibullying nesses últimos anos. Informações sobre a lei você pode ler aqui.

NMNL - Qual a sua avaliação do caso“Casey Heynes” que sofreu bullying desde os 3 anos e foi, considerado pormuitos, um herói?
Dr. GT - Foi um caso raro, em que uma vítima de bullying conseguiu "dar a volta por cima". O exemplo de Casey Heynes nos mostra que o bullying é uma violência psicológica e física com consequencias devastadoras. Saiba mais sobre o caso Heynes neste vídeo, clique aqui.

NMNL - O que amigos de jovens e crianças que sofrem bullying, mas não procuram ajuda devem fazer?
Dr. GT - A solução do problema está no diálogo com pais e escola. Dificilmente esse jovem que sofre bullying conseguirá enfrentar e vencer esse problema sozinho. A família e a escola precisam intervir juntos. Esse foi o que me levou à escrever MANUAL ANTIBULLYING (Ed. Best Seller), um guia para pais, professores e alunos com técnicas eficientes para previnir e combater essa violência!!!

NMNL - Como os pais podem perceber se seu filho é alvo de bullying?
Dr. GT - Se seu filho ou aluno apresenta algumas dessas características, isso não significaque ele esteja envolvido com o bullying, entretanto demonstra um perfil comportamental que merece atenção. Portanto, prestem atenção à essas pistas:
Apresenta poucos amigos. Passa o recreio escolar sozinho. Não possui nenhum melhor amigo. Chega em casa chorando, sem explicar o motivo. Apresenta medo de ir à escola. Chega em casa com o material escolar rasgado ou destruído. Tem o dinheiro ou outros pertences pessoais roubado repetidamente. Evita atividades escolares como grupos de estudo, passeios ou atividades esportivas. É xingado, ridicularizado ou recebe apelidos pejorativos dos colegas de sala. É intimidado, humilhado ou ameaçado por colegas de sala.
Apresenta machucados, arranhões, roupas rasgadas, manchadas de giz ou riscadas de caneta constantemente e sem uma explicação lógica para tal. É agredido fisicamente, entretanto não é capaz de se defender. Está envolvido em brigas, levando sempre a pior. É excluído das brincadeiras ou dos esportes. Normalmente é o último atleta a ser escolhido nos times da educação física. Apresenta uma queda no rendimento acadêmico. Parece estar sempre infeliz, triste e desmotivado na escola. Fica inseguro nos momentos que antecede sua ida à escola. Prefere a companhia de adultos no recreio escolar.
NMNL - A criança ou jovem que pratica o bullying para com esse comportamento depois da escola ou pode usar tais práticas na vida adulta? Já vi algumas pessoas dizerem que isso é coisa de criança. Bullying é coisa de estudante?
Dr. GT - NÃO, os estudos científicos nos mostram que o padrão de comportamento na infância, tende à perpetuar na adolescência e na idade adulta. Autores de bullying na escola, frequentemente repetem esse comportamento na faculdade e no ambiente de trabalho, sendo autores do chamado "assédio moral no trabalho".

NMNL - Como resultado das suas pesquisaso senhor desenvolveu o Programa Antibullying que contem 20 estratégias para serimplantadas nas escolas. Como tem se desenvolvido esse programa nas escolas brasileiras?
Dr. GT - Tenho recebido retornos muito positivos de professores de todo o Brasil que estão aplicando o MANUAL ANTIBULLYING (Ed. best Seller) em suas escolas, os casos de bullying estão diminuindo nessas instituições de ensino! Outro dado importante é que a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro está adotando o livro em suas mais de 1.000 escolas.

SEMPRE NA LUTA POR SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS!!!


Dr. Gustavo Teixeira é Médico Psiquiatra e autor do livro "Manual Antibullying para alunos, pais e professores" pela Editora Best Seller. Conheça o livro aqui.
Site Oficial: http://www.comportamentoinfantil.com/