domingo, 17 de junho de 2012

Neurofeedback e Dislexia


Neuroterapia para Dislexia



Uma faixa de 10 a 15% da população mundial é constituída por pessoas com Dislexia. Na Dislexia e em outros distúrbios da aprendizagem na área da leitura, escrita e cálculo, o desempenho se encontra muito abaixo do esperado para a idade, o nível de escolaridade e intelectual.

Com o avanço da Neurociência, está havendo uma com-preensão maior dos circuitos cerebrais envolvidos na Dislexia.


Pesquisas realizadas com exames de Eletroencefalograma de crianças, que apresentam este transtorno, revelam um funcionamento inadequado das ondas cerebrais em algumas áreas do cérebro. Em muitos casos, este exames detectaram um excesso de ondas lentas (teta) e uma atividade abaixo do normal das ondas alfa.

O tratamento da Dislexia por Neurofeedback consiste na normalização do funcionamento de certas regiões do cérebro e no estabelecimento de circuitos cerebrais mais eficientes. Os resultados obtidos com esta terapia evidenciam melhorias consideráveis ao nível da compreensão e da velocidade da leitura.

As perturbações da aprendizagem, em vários casos, estão ligadas à Hiperatividade e ao Déficit de Atenção, podendo serem tratadas em conjunto com o Neurofeedback.

Fonte; http://www.neuroterapia.com.br/dislexia-neurofeedback.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário